sábado, 26 de julho de 2008

Espanhóis ou Italianos?

Muito se tem dito e escrito acerca dos limites territoriais entre os dois países ibéricos.
E já parte do senso comum a fronteira das Taipas onde, outrora, jovens portugueses passavam por essas terras através dos montes para Espanha a caminho de França (a terra prometida)!
Assim sendo, das Taipas para cima (ou para baixo, como quiserem) fala-se espanhol, vive-se num Burgo, usam palavras estranhas, fala-se tendencialmente a arrastar a voz (Péricles é o personagem tipo no que a fala diz respeito), enfim... são estranhos aldeões, gente de trato afável, acolhedores... só lhes pára o pistão no que a bola diz respeito.
E pensarão os mais desinformados leitores: "e que novidade tem Guimarães ser Espanha?"

E eu respondo:
Que eles eram espanhóis a gente já tinha uma vaga ideia, mais não fosse pela placa á saída das Taipas que diz "Bienvenidos à España"... agora que eles eram italianos isso acho que ninguém sabia! E tudo isto porque para a apresentação do VSC (Vitória Sportivo Castellano) os cartazes apelam ao sentimento nacionalista do burgo como "La Famiglia"!!

Ora que raio! Não é que o dito popular dizia "em terras de lobos sê lobo" e estes aqui mudaram para "En España habla italiano" ainda por cima com uma expressão que faz lembrar a máfia siciliana!!!

Como diria Fernando Pessa:
"E esta hein?"

1 comentário:

Gilson do Ó disse...

Eh pá, vêm pra aqui estes gajos da adeia mandar bocas estúpidas!

Enfim...